Porque a padronização dos doces finos é importante?

Porque a padronização dos doces finos é importante?

Quem gosta de consumir produtos de qualidade sabe como é chato você comprar um produto que você gosta e recebe-lo cada vez de uma forma diferente.

Portanto,a padronização para como fazer doces finos é, sem dúvida, uma estratégia indispensável para o sucesso do seu empreendimento com doces finos, saiba mais.

Os clientes adoram ver os doces todos do mesmo tamanho e apresentados sempre da mesma maneira. Uma vez que, padronizando a produção se permite obter produtos sempre com o mesmo padrão de qualidade, aspecto, aroma, sabor e apresentação impecável.

Além de reduzir custos, pois com a padronização se evita o desperdício e otimiza muito os processos produtivos.

Outro ponto importante para ser analisado em relação a padronização é que  as tarefas rotineiras podem ser delegadas de forma mais fácil, pois com a estabilidade dos procedimentos é possível delegar a condução das tarefas a outras pessoas, com isso sua produtividade aumenta consideravelmente.

Tendo os processos e procedimentos bem definidos fica bem mais fácil e mais simples desenvolver nas pessoas as habilidades e conhecimentos necessários para a execução das tarefas.

Alguns benefícios da padronização:

  • utilização apropriada dos recursos;
  • uniformidade da produção;
  • melhoria da qualidade;
  • aumento da produtividade;
  • utilização apropriada dos recursos, como equipamentos, materiais e mão de obra;
  • facilidade de treinamento de colaboradores;
  • redução de desperdícios;
  • melhor controle dos processos e procedimentos.

Como deve ser feita a padronização dos doces finos para vender?

Inicialmente você deve pesar todos os ingredientes que serão utilizados nas preparações dos doces, tendo para isso receitas padronizadas todas por peso. É importante avaliar qual a melhor forma para produção de cada tipo de doce, levando em consideração todas as etapas do processo produtivo. Pois, alguns doces passam por muitos processos até ficarem prontos. Depois de realizar essa avaliação é necessário seguir sempre os mesmos procedimentos, com isso você terá maior produtividade

Aprenda tudo sobre padronização e produtividade de doces finos em:


Também é necessário saber quanto rende cada uma de suas receitas. Então, depois de cozer a massa do doce você deve pesá-la e dividir pelo número de gramas de cada doce.


Por exemplo: 2000 gramas de massa de doce rendem 100 doces de 20 gramas cada. A partir desses números e da quantidade de ingredientes utilizados para o preparo da receita, você consegue calcular qual o custo unitário do doce.

Postagens mais visitadas deste blog

Doces finos são sempre solicitados nos eventos mais requintados

Como surgiu o doce: Brigadeiro?