Como surgiu o doce: Brigadeiro?

Como surgiu o doce: Brigadeiro?


Como foi criado o doce brigadeiro que hoje está sofisticado e considerado um dos melhores do cardápio de como fazer doces finos!

A origem do doce com o nome de brigadeiro, que hoje é considerado um dos doces finos para vender mais pedidos, está ligada a campanha da presidência do Brigadeiro Eduardo Gomes candidato da à Presidência da República em 1946.

Segundo relatos de historiadores da alimentação, o nome seria uma homenagem ao brigadeiro Eduardo Gomes. Durante a candidatura do militar à presidência da república. um grupo de mulheres paulistanas, que estavam empenhadas na campanha do candidato organizaram festas para promover sua candidatura. Esse doce teria sido criado por essas mulheres durante a primeira campanha do candidato à presidência.

Essa iguaria, feita de leite condensado, manteiga, açúcar e chocolate em pó, inicialmente feita como uma forma de arrecadar fundos para a campanha, rapidamente ganhou popularidade e se espalhou pelo restante do país junto da campanha do Brigadeiro. Como as festas dos correligionários e cabos eleitorais eram muito disputadas pela população, estes logo começaram a chamar os amigos para irem comer o "docinho do brigadeiro".

Conforme o tempo foi passando, o nome "brigadeiro" se tornou tão associado ao doce que o mesmo passou a ser conhecido apenas como "brigadeiro". Apesar de todo apoio recebido, Eduardo Gomes não conseguiu se eleger.

Porém, existem outras versões da mesma história alterando a localidade da criação do doce e alegando que o mesmo foi criado mulheres do Rio de janeiro. Outras versões, também derivadas da história original, apontam também localidades em Minas Gerais.

Contudo, hoje em dia o brigadeiro se tornou um dos tipos de doces finos, sendo utilizado chocolate nobre em sua composição e muitas variações de sabores e de coberturas. Clique aqui para saber mais.



Sendo sempre requisitado em eventos, até mesmo nos mais sofisticados, sempre o brigadeiro está presente. Com um certo ar de glamour de doces finos, com apresentação sofisticada e embalagens glamorosas.

Nesse vídeo você pode ver como o brigadeiro se tornou um doce fino perfeito para as mesas de doces dos eventos mais requintados.

Postagens mais visitadas deste blog

Porque a padronização dos doces finos é importante?

Doces finos são sempre solicitados nos eventos mais requintados